34 dicas de como fazer um bom retrato
Compartilhe
Não interessa em qual seguimento da fotografia você atua, em algum momento você terá que fazer um retrato. O retrato é a especialidade mais antiga e nobre da fotografia e está presente em todos os seguimentos. Mas, qual é a receita para fazer um bom retrato?
Reunimos aqui algumas dicas para você fazer um bom retrato e se destacar nessa arte.
1- Foco nos olhos
O mais importante na fotografia é o foco e quando o negócio é o retrato, o foco deve estar nos olhos da pessoa fotografada. Um retrato com os olhos fora de foco não vale de nada. Por tanto, depois do clique amplie a imagem no seu live view e confira se o foco está bom.
2- Velocidade certa
Se você fez o foco corretamente e mesmo assim a imagem não ficou 100% nítida, é necessário ajustar a velocidade de disparo. Uma regra simples para evitar imagens borradas é nunca usar velocidade de disparo inferior à distância focal usada na lente. Se você usou uma 50mm, a velocidade mínima que deverá configurar na sua câmera é de 1/60s. Se sua lente for uma 85 mm, configure 1/90s e assim sucessivamente.
3- Fundo desfocado
Como fazer um bom retrato
Valorize a pessoa fotografada desfocando o fundo da imagem. Prefira aberturas maiores como f/1.2, f/1.8 e etc. Assim você diminui a profundidade de campo e consegue um melhor efeito de desfoque. Lembre-se, quanto maior a abertura do diafragma, menor será a profundidade de campo.
4- Ponto de autofoco
Como dissemos, quanto maior a abertura do diafragma menor será a profundidade de campo, assim sendo, maior deverá ser o seu cuidado com o foco. Tome cuidado para não focar no nariz, deixando os olhos desfocados. Uma dica é deixar o ponto AF no centro do visor, apertar o obturador até a metade para focar os olhos e depois recompor a foto, antes de terminar de apertar o obturador.
Quer saber mais sobre autofoco? Veja o post Como funciona o autofoco da câmera.
5- Na horizontal
As regras existem para serem quebradas, o corte vertical é o mais correto para um retrato, por isso ele leva esse nome. Mas, nada impede que você faça um retrato com o corte horizontal (paisagem): o estilo da pessoa retratada pode indicar uma foto horizontal ou você pode precisar de um espaço na foto para colocar um texto, por exemplo. No caso de fotos horizontais, fique atento à composição. Utilize a regra dos terços, jamais posicione a pessoa no centro da foto. O mais indicado é posicionar o retratado no canto direito, no sentido ocidental de leitura. Instrua o modelo a olhar para dentro da foto ou para a câmera.
6- Conheça o seu equipamento
Conhecer o equipamento é fundamental na hora de fotografar. Tire um tempo para estudar o funcionamento da sua câmera, isso vai lhe poupar muito tempo na hora clicar. A lente mais recomendada para fazer retratos é uma 50 mm clara, mas nada impede que você use outra lente, porem evite as grande-angulares, pois deformam o retratado quando usadas próximas ao rosto. Já uma teleobjetiva muito longa pode achatar o rosto do seu modelo.
7- Fuja do 3×4
Se não for uma foto para documento, fuja do estilo 3×4. Mesmo que a pessoa a ser retratada esteja bem de frente para a câmera peça a ela que vire a cabeça levemente para um dos lados. Você deve avaliar qual o melhor lado para dirigir o modelo.
8- Proporção Áurea
Como fazer um bom retrato Como fazer um bom retrato
Existem muitas regras de composição, além da regra dos terços, falada aqui no item 5. Uma delas é utilização da proporção áurea. Você pode usar a espiral áurea para compor os seus retratos tanto na horizontal quanto na vertical. A visão humana considera uma imagem composta utilizando a proporção áurea muito mais agradável.
9- Utilizar um rebatedor
Tenha sempre à mão um rebatedor de luz. O rebatedor pode ser usado para preencher sombras no rosto ou para refletir a luz de uma fonte e criar efeitos profissionais.
10- A luz que entra pela janela
Utilizar a janela como fonte de iluminação pode dar um ar profissional sofisticado ao retrato, deixando um lado do rosto um pouco mais iluminado que o outro. Pode-se combinar a luz da janela com o uso de rebatedores.
Aqui, mais uma vez, cabe o senso de direção do fotógrafo para posicionar o modelo no melhor ângulo possível.
11- Feche o quadro
Às vezes, por uma condição desfavorável de luz ou por não dispor de uma lente clara para conseguir um com desfoque do fundo, podemos fechar o quadro do retrato ocupando todo o visor com o rosto da pessoa fotografada. Evite fotografar de frente, peça para a pessoa virar a cabeça levemente para um dos lados.
12- Domine a luz natural
Se for fazer um retrato em locação externa leve em consideração o horário do ensaio e os efeitos da luz natural sobre a fotografia. Dias ensolarados geram sombras muito duras, a melhor opção é fotografar em dias nublados ou na sombra. Prefira fazer a foto no início do dia ou no final da tarde.
13- O fundo
A fotografia é muito mais que apertar o botão do obturador. Você deve pensar em tudo: na posição do modelo, na composição da imagem, no fundo e ect. O fundo ou o cenário, pode conter muita informação visual sobre o retratado e isso pode ser aproveitado. Já diante de fundos poluídos pode-se fazer um close e não mostrar o que está por trás ou procurar um pedaço neutro como uma parede, porta ou muro.
14- Retrato de criança
Como fazer um bom retrato
Na hora de fotografar uma criança, você deve se abaixar para ficar na altura dos olhos dela. Uma foto feita de cima para baixo compromete as proporções da criança e a deixa em uma posição de inferioridade.
Aproveite para soltar o seu lado infantil. Não tenha vergonha de cantar, brincar e sorrir. Utilize brinquedos, bolhas de sabão e qualquer outro material lúdico para chamar a atenção da criança e conseguir um belo retrato.
15- Espontaneidade
O melhor retrato é aquele que parece ser espontâneo. Para isso, é preciso que o fotógrafo tenha paciência, habilidade e segurança para saber a hora certa de apertar o obturador.
16- Ética
Pedir para fazer um retrato de uma pessoa comum na rua seja em passeios fotográficos, viagens, documentários ou reportagens é questão de ética. Uma dica é tirar a foto antes, espontaneamente e depois que conseguir o registro abordar a pessoa e solicitar a autorização.
Evite expor a pessoa ao ridículo ou coloca-la em situação humilhante.
17- Dar retorno
Envie um retrato em forma de agradecimento à pessoa fotografada. Ao abordar uma pessoa na rua e pedir autorização para fotografá-la, anote o endereço e contatos dessa pessoa e depois envie uma ou mais fotos como forma de agradecimento por ela ter posado para você.
18- Referências
Tenha sempre referência de fotógrafos e retratistas renomados e de grandes retratos da história da fotografia. Estude a iluminação usada, a composição, a posição do modelo e utilize as informações que conseguir captar para criar o seu estilo.
19- Na altura certa
A regra de se colocar na altura dos olhos das crianças para fazer o retrato também vale para os adultos, por tanto não se acanhe de abaixar para fotografar uma pessoa menor ou de subir em um banco ou escada para fazer o retrato de uma pessoa mais alta. O importante é sempre buscar a altura dos olhos.
Mas, como toda regra existe para ser quebrada, se quiser mostrar poder tente fotografar a pessoa de baixo para cima, o contrário mostra submissão, fraqueza.
20- Conheça o personagem
Antes de fazer o retrato, procure conhecer o personagem da cena. Conheça um pouco da sua história e tente criar um ambiente adequado para a foto.
21- Confiança
Converse com o seu modelo e tente criar laços de confiança para que você consiga extrair o que há de melhor nele. Distrair o retratado pode render um bom clique. Peça-o para limpar os óculos ou ajeitar a camisa, isto faz com que ele esqueça que está sendo fotografado e relaxe.
22 – Não fique calado
Não fique calado durante a seção, puxe assunto com o modelo para que ele distraia e relaxe, mas evite temas complexos. Fale o tempo todo durante a seção, sem ser chato. Dê comandos: olhe para a direita, sorria e etc. Não deixe o personagem pensar muito. Crie conteúdo no olhar. Fale sobre coisas pessoais, pergunte sobre os filhos, família, animais de estimação… As pupilas costumam dobrar de tamanho quando a pessoa fala sobre coisas que gosta.
23- Saiba o que quer fazer
É importante sempre saber o que se pretende com a foto, por tanto faça uma pré-visualização do que você quer, chegue para fotografar com uma ideia na cabeça, mesmo que na hora pinte uma outra e você mude tudo.
24- Seja firme
As reações do fotógrafo refletem no fotografado. Por isso, seja firme na direção do modelo para transmitir confiança. Mas é importante, na hora de dirigir o fotografado, ter paciência e cordialidade. Não dá para pedir de cara para a pessoa fazer poses e caras. O fotógrafo de induzir o fotografado a fazer o que ele deseja naturalmente. É como um jogo de sedução.
25- Iluminação
O retrato começa na escolha da iluminação. É importante o fotógrafo ter em mente o que pretendo com a foto para decidir que tipo de iluminação irá usar.
26- O melhor ângulo
Busque sempre o melhor ângulo do seu personagem. Observe qual lado do rosto dele é mais expressivo, há sempre um lado mais doce que o outro. Procure tirar o melhor que o seu modelo tem a oferecer.
27- Expressão natural
Peça que o modelo olhe para o lado e volte a olhar para a câmera. Clique antes que ele termine o movimento, pois a expressão é mais natural durante o movimento. Outra dica para destravar os modelos é pedir para que ele fale, peça para ele declamar um poema ou mesmo falar os versos do hino nacional ou mesmo fazer de conta que rege uma orquestra.
28- Corpo inteiro
Retrato de corpo inteiro não é uma tarefa fácil. A dica é pedira para o modelo dar dois passos para frente e um para trás e fotografar no primeiro passo. Esse movimento rende fotos mais espontâneas.
29- Apoio para os braços
Coloque um apoio para os braços à frente modelo. Esse truque pode ser bom para que ele contenha os gestos.
30- Postura
Faça o seu modelo relaxar. Não deixe que ele tencione a colune cervical. A maioria das pessoas tende a tencionar a coluna e acaba não percebendo, mas no retrato fica muito evidente. Se for o caso, peça licença e faça uma massagem nos ombros do modelo.
Se o modelo estiver sentado numa poltrona macia que pareça afundado, coloque uma almofada e peça que ele sente em cima para que fique com uma postura melhor. Em retratos de corpo inteiro, caso a pessoa pareça encurvada, peça para que ela levante as duas mãos como se fosse pegar algo no teto de forma a alongar a coluna e ficar ereta.
31- Estética
Também precisamos cuidar da estética. Para um queixo delicado peça ao modelo para virar para a câmera invés de ficar parado (isso fortalece a linha do maxilar). Para olhos fundos, erga a câmera, pois isso força o modelo a olhar para cima (funciona também com os chamados papos de meia idade). Para calvície ou calos ralos abaixe um pouco a câmera e peça para a pessoa virar para a foto (evite o uso de luz na cabeça). Para pessoas com nariz avantajado evite fotos de perfil. Posicione a câmera em uma visão de três quartos ou fale para o modelo olhar diretamente para a câmera.
32- Preto e branco
Um retrato P&B é visto como uma imagem nobre e bastante valorizada. Mas é preciso ter um foco impecável e uma iluminação correta. Aliás, o grande segredo do retrato em preto e branco está na iluminação, que deve gerar sombras e contrates na medida certa. A dica aqui é colocar uma iluminação levemente lateral que gere um bom contrate.
33- Dirigir o olhar
A tendência das pessoas é sempre olhar diretamente para a câmera, o que não é legal. Um jeito simples de dirigir o olhar do modelo é usar o dedo. Mas, para isso você terá que desenvolver a habilidade de fotografar apenas com a mão direita e usar a esquerda com o dedo esticado para mostrar ao modelo para onde ele deve direcionar o olhar.
34- Regras existem para serem quebradas
O melhor de saber que existem regras é poder quebra-las. Depois que você conhece bem as regras de composição você pode quebra-las conscientemente e obter lindos retratos cheios de criatividades. Fotografe de cima para baixo, de baixo para cima, de perfil, apenas um pedaço do rosto, em close bem fechado e etc. Mas lembre-se, a única regra que não pode ser quebrada é a do foco sempre nos olhos.
Fotografia: Frederico Gomes
Fonte: blogolhaopassarinho
Reunimos aqui algumas dicas para você fazer um bom retrato e se destacar nessa arte.
1- Foco nos olhos
O mais importante na fotografia é o foco e quando o negócio é o retrato, o foco deve estar nos olhos da pessoa fotografada. Um retrato com os olhos fora de foco não vale de nada. Por tanto, depois do clique amplie a imagem no seu live view e confira se o foco está bom.
2- Velocidade certa
Se você fez o foco corretamente e mesmo assim a imagem não ficou 100% nítida, é necessário ajustar a velocidade de disparo. Uma regra simples para evitar imagens borradas é nunca usar velocidade de disparo inferior à distância focal usada na lente. Se você usou uma 50mm, a velocidade mínima que deverá configurar na sua câmera é de 1/60s. Se sua lente for uma 85 mm, configure 1/90s e assim sucessivamente.
3- Fundo desfocado
Como fazer um bom retrato
Valorize a pessoa fotografada desfocando o fundo da imagem. Prefira aberturas maiores como f/1.2, f/1.8 e etc. Assim você diminui a profundidade de campo e consegue um melhor efeito de desfoque. Lembre-se, quanto maior a abertura do diafragma, menor será a profundidade de campo.
4- Ponto de autofoco
Como dissemos, quanto maior a abertura do diafragma menor será a profundidade de campo, assim sendo, maior deverá ser o seu cuidado com o foco. Tome cuidado para não focar no nariz, deixando os olhos desfocados. Uma dica é deixar o ponto AF no centro do visor, apertar o obturador até a metade para focar os olhos e depois recompor a foto, antes de terminar de apertar o obturador.
Quer saber mais sobre autofoco? Veja o post Como funciona o autofoco da câmera.
5- Na horizontal
As regras existem para serem quebradas, o corte vertical é o mais correto para um retrato, por isso ele leva esse nome. Mas, nada impede que você faça um retrato com o corte horizontal (paisagem): o estilo da pessoa retratada pode indicar uma foto horizontal ou você pode precisar de um espaço na foto para colocar um texto, por exemplo. No caso de fotos horizontais, fique atento à composição. Utilize a regra dos terços, jamais posicione a pessoa no centro da foto. O mais indicado é posicionar o retratado no canto direito, no sentido ocidental de leitura. Instrua o modelo a olhar para dentro da foto ou para a câmera.
6- Conheça o seu equipamento
Conhecer o equipamento é fundamental na hora de fotografar. Tire um tempo para estudar o funcionamento da sua câmera, isso vai lhe poupar muito tempo na hora clicar. A lente mais recomendada para fazer retratos é uma 50 mm clara, mas nada impede que você use outra lente, porem evite as grande-angulares, pois deformam o retratado quando usadas próximas ao rosto. Já uma teleobjetiva muito longa pode achatar o rosto do seu modelo.
7- Fuja do 3×4
Se não for uma foto para documento, fuja do estilo 3×4. Mesmo que a pessoa a ser retratada esteja bem de frente para a câmera peça a ela que vire a cabeça levemente para um dos lados. Você deve avaliar qual o melhor lado para dirigir o modelo.
8- Proporção Áurea
Como fazer um bom retrato Como fazer um bom retrato
Existem muitas regras de composição, além da regra dos terços, falada aqui no item 5. Uma delas é utilização da proporção áurea. Você pode usar a espiral áurea para compor os seus retratos tanto na horizontal quanto na vertical. A visão humana considera uma imagem composta utilizando a proporção áurea muito mais agradável.
9- Utilizar um rebatedor
Tenha sempre à mão um rebatedor de luz. O rebatedor pode ser usado para preencher sombras no rosto ou para refletir a luz de uma fonte e criar efeitos profissionais.
10- A luz que entra pela janela
Utilizar a janela como fonte de iluminação pode dar um ar profissional sofisticado ao retrato, deixando um lado do rosto um pouco mais iluminado que o outro. Pode-se combinar a luz da janela com o uso de rebatedores.
Aqui, mais uma vez, cabe o senso de direção do fotógrafo para posicionar o modelo no melhor ângulo possível.
11- Feche o quadro
Às vezes, por uma condição desfavorável de luz ou por não dispor de uma lente clara para conseguir um com desfoque do fundo, podemos fechar o quadro do retrato ocupando todo o visor com o rosto da pessoa fotografada. Evite fotografar de frente, peça para a pessoa virar a cabeça levemente para um dos lados.
12- Domine a luz natural
Se for fazer um retrato em locação externa leve em consideração o horário do ensaio e os efeitos da luz natural sobre a fotografia. Dias ensolarados geram sombras muito duras, a melhor opção é fotografar em dias nublados ou na sombra. Prefira fazer a foto no início do dia ou no final da tarde.
13- O fundo
A fotografia é muito mais que apertar o botão do obturador. Você deve pensar em tudo: na posição do modelo, na composição da imagem, no fundo e ect. O fundo ou o cenário, pode conter muita informação visual sobre o retratado e isso pode ser aproveitado. Já diante de fundos poluídos pode-se fazer um close e não mostrar o que está por trás ou procurar um pedaço neutro como uma parede, porta ou muro.
14- Retrato de criança
Como fazer um bom retrato
Na hora de fotografar uma criança, você deve se abaixar para ficar na altura dos olhos dela. Uma foto feita de cima para baixo compromete as proporções da criança e a deixa em uma posição de inferioridade.
Aproveite para soltar o seu lado infantil. Não tenha vergonha de cantar, brincar e sorrir. Utilize brinquedos, bolhas de sabão e qualquer outro material lúdico para chamar a atenção da criança e conseguir um belo retrato.
15- Espontaneidade
O melhor retrato é aquele que parece ser espontâneo. Para isso, é preciso que o fotógrafo tenha paciência, habilidade e segurança para saber a hora certa de apertar o obturador.
16- Ética
Pedir para fazer um retrato de uma pessoa comum na rua seja em passeios fotográficos, viagens, documentários ou reportagens é questão de ética. Uma dica é tirar a foto antes, espontaneamente e depois que conseguir o registro abordar a pessoa e solicitar a autorização.
Evite expor a pessoa ao ridículo ou coloca-la em situação humilhante.
17- Dar retorno
Envie um retrato em forma de agradecimento à pessoa fotografada. Ao abordar uma pessoa na rua e pedir autorização para fotografá-la, anote o endereço e contatos dessa pessoa e depois envie uma ou mais fotos como forma de agradecimento por ela ter posado para você.
18- Referências
Tenha sempre referência de fotógrafos e retratistas renomados e de grandes retratos da história da fotografia. Estude a iluminação usada, a composição, a posição do modelo e utilize as informações que conseguir captar para criar o seu estilo.
19- Na altura certa
A regra de se colocar na altura dos olhos das crianças para fazer o retrato também vale para os adultos, por tanto não se acanhe de abaixar para fotografar uma pessoa menor ou de subir em um banco ou escada para fazer o retrato de uma pessoa mais alta. O importante é sempre buscar a altura dos olhos.
Mas, como toda regra existe para ser quebrada, se quiser mostrar poder tente fotografar a pessoa de baixo para cima, o contrário mostra submissão, fraqueza.
20- Conheça o personagem
Antes de fazer o retrato, procure conhecer o personagem da cena. Conheça um pouco da sua história e tente criar um ambiente adequado para a foto.
21- Confiança
Converse com o seu modelo e tente criar laços de confiança para que você consiga extrair o que há de melhor nele. Distrair o retratado pode render um bom clique. Peça-o para limpar os óculos ou ajeitar a camisa, isto faz com que ele esqueça que está sendo fotografado e relaxe.
22 – Não fique calado
Não fique calado durante a seção, puxe assunto com o modelo para que ele distraia e relaxe, mas evite temas complexos. Fale o tempo todo durante a seção, sem ser chato. Dê comandos: olhe para a direita, sorria e etc. Não deixe o personagem pensar muito. Crie conteúdo no olhar. Fale sobre coisas pessoais, pergunte sobre os filhos, família, animais de estimação… As pupilas costumam dobrar de tamanho quando a pessoa fala sobre coisas que gosta.
23- Saiba o que quer fazer
É importante sempre saber o que se pretende com a foto, por tanto faça uma pré-visualização do que você quer, chegue para fotografar com uma ideia na cabeça, mesmo que na hora pinte uma outra e você mude tudo.
24- Seja firme
As reações do fotógrafo refletem no fotografado. Por isso, seja firme na direção do modelo para transmitir confiança. Mas é importante, na hora de dirigir o fotografado, ter paciência e cordialidade. Não dá para pedir de cara para a pessoa fazer poses e caras. O fotógrafo de induzir o fotografado a fazer o que ele deseja naturalmente. É como um jogo de sedução.
25- Iluminação
O retrato começa na escolha da iluminação. É importante o fotógrafo ter em mente o que pretendo com a foto para decidir que tipo de iluminação irá usar.
26- O melhor ângulo
Busque sempre o melhor ângulo do seu personagem. Observe qual lado do rosto dele é mais expressivo, há sempre um lado mais doce que o outro. Procure tirar o melhor que o seu modelo tem a oferecer.
27- Expressão natural
Peça que o modelo olhe para o lado e volte a olhar para a câmera. Clique antes que ele termine o movimento, pois a expressão é mais natural durante o movimento. Outra dica para destravar os modelos é pedir para que ele fale, peça para ele declamar um poema ou mesmo falar os versos do hino nacional ou mesmo fazer de conta que rege uma orquestra.
28- Corpo inteiro
Retrato de corpo inteiro não é uma tarefa fácil. A dica é pedira para o modelo dar dois passos para frente e um para trás e fotografar no primeiro passo. Esse movimento rende fotos mais espontâneas.
29- Apoio para os braços
Coloque um apoio para os braços à frente modelo. Esse truque pode ser bom para que ele contenha os gestos.
30- Postura
Faça o seu modelo relaxar. Não deixe que ele tencione a colune cervical. A maioria das pessoas tende a tencionar a coluna e acaba não percebendo, mas no retrato fica muito evidente. Se for o caso, peça licença e faça uma massagem nos ombros do modelo.
Se o modelo estiver sentado numa poltrona macia que pareça afundado, coloque uma almofada e peça que ele sente em cima para que fique com uma postura melhor. Em retratos de corpo inteiro, caso a pessoa pareça encurvada, peça para que ela levante as duas mãos como se fosse pegar algo no teto de forma a alongar a coluna e ficar ereta.
31- Estética
Também precisamos cuidar da estética. Para um queixo delicado peça ao modelo para virar para a câmera invés de ficar parado (isso fortalece a linha do maxilar). Para olhos fundos, erga a câmera, pois isso força o modelo a olhar para cima (funciona também com os chamados papos de meia idade). Para calvície ou calos ralos abaixe um pouco a câmera e peça para a pessoa virar para a foto (evite o uso de luz na cabeça). Para pessoas com nariz avantajado evite fotos de perfil. Posicione a câmera em uma visão de três quartos ou fale para o modelo olhar diretamente para a câmera.
32- Preto e branco
Um retrato P&B é visto como uma imagem nobre e bastante valorizada. Mas é preciso ter um foco impecável e uma iluminação correta. Aliás, o grande segredo do retrato em preto e branco está na iluminação, que deve gerar sombras e contrates na medida certa. A dica aqui é colocar uma iluminação levemente lateral que gere um bom contrate.
33- Dirigir o olhar
A tendência das pessoas é sempre olhar diretamente para a câmera, o que não é legal. Um jeito simples de dirigir o olhar do modelo é usar o dedo. Mas, para isso você terá que desenvolver a habilidade de fotografar apenas com a mão direita e usar a esquerda com o dedo esticado para mostrar ao modelo para onde ele deve direcionar o olhar.
34- Regras existem para serem quebradas
O melhor de saber que existem regras é poder quebra-las. Depois que você conhece bem as regras de composição você pode quebra-las conscientemente e obter lindos retratos cheios de criatividades. Fotografe de cima para baixo, de baixo para cima, de perfil, apenas um pedaço do rosto, em close bem fechado e etc. Mas lembre-se, a única regra que não pode ser quebrada é a do foco sempre nos olhos.
Fotografia: Frederico Gomes
Fonte: blogolhaopassarinho
Posts Relacionados